Notícias de saúde

Uso de combustíveis de cozinha “sujos” afeta o desenvolvimento infantil

12 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Buffalo aponta que o uso de combustíveis “sujos” de cozinha, como gás natural, propano e lenha, em ambientes fechados, pode ter efeitos negativos no desenvolvimento infantil, semelhantes aos efeitos prejudiciais da exposição à fumaça do cigarro durante a gravidez e na infância.

A pesquisa analisou a exposição à poluição do ar em ambientes fechados e o desenvolvimento na primeira infância em mais de 4.000 pares de mães e filhos nos Estados Unidos. Embora seja amplamente conhecido que a fumaça do cigarro é prejudicial durante a gravidez e infância, o uso de combustíveis de cozinha pode não ser visto da mesma maneira.

Segundo os autores da pesquisa, a exposição a combustíveis de cozinha não limpos e fumaça passiva durante a gravidez e nos primeiros anos de vida está associada a atrasos no desenvolvimento das crianças. Ainda segundo os pesquisadores, os fogões a gás são uma das principais fontes de monóxido de carbono e dióxido de nitrogênio em ambientes internos, sendo que algumas famílias os utilizam várias vezes ao dia. Bebês e crianças pequenas passam mais tempo dentro de casa e são particularmente vulneráveis à exposição a poluentes internos devido ao fato de não estarem totalmente desenvolvidos.

O estudo diferencia o uso de combustíveis de cozinha limpos, como eletricidade (incluindo micro-ondas) e aquecimento com eletricidade ou energia solar, do uso de combustíveis não limpos, que inclui qualquer outro tipo de combustível.

Embora os fogões a gás tenham sido alvo de críticas recentes, com cidades em todo o país proibindo sua instalação em novos edifícios, os pesquisadores destacam que o estudo se concentrou em mais do que apenas no gás natural.

O estudo, que faz parte do Upstate KIDS Study, incluiu 4.735 pares de mães e filhos matriculados entre 2008 e 2010 e avaliou a exposição à poluição do ar em ambientes internos relatada pelos participantes durante a gravidez e no período pós-natal. A exposição foi avaliada considerando o uso de combustíveis de cozinha, de aquecimento e a exposição à fumaça passiva.

Os resultados indicaram que a exposição a combustíveis de cozinha não limpos da gravidez aos 36 meses de idade aumentou as chances de falha em qualquer domínio de desenvolvimento em 28%, no domínio motor bruto em 52% e no domínio pessoal-social em 36%. As associações foram mais significativas em crianças de mães jovens, em crianças únicas e em meninos, mas não foram observadas em crianças de mães mais velhas, não únicas ou meninas.

Além disso, o estudo destaca que a exposição à fumaça passiva, ou seja, ao fumo passivo do cigarro, também é uma importante fonte de poluição do ar em ambientes internos e pode afetar o desenvolvimento das crianças. A exposição ao fumo passivo foi associada ao fracasso no domínio de resolução de problemas em crianças de mães não fumantes.

Portanto, o estudo enfatiza a importância de proteger as crianças da exposição à fumaça passiva, que contém substâncias tóxicas prejudiciais ao desenvolvimento infantil.

Fonte: Environmental Research. DOI: 10.1016/j.envres.2023.116528.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários