Notícias de saúde

Álcool diminui fertilidade em mulheres

22 de julho de 2021 (Bibliomed). Apesar das fortes indicações de risco aumentado de infertilidade entre mulheres que usam bebida alcóolica e que tenham intenção de engravidar, as inconsistências nos resultados anteriores apontam para uma possível confusão de dados e não investigaram completamente o tempo de uso de bebida alcóolica e outros padrões de bebida durante o ciclo menstrual.

Um recente estudo buscou responder à questão de se o aumento da ingestão de álcool em diferentes fases do ciclo menstrual está associado à fecundabilidade nas mulheres.

As participantes do The Mount Sinai Study of Women Office Workers (MSSWOW), um estudo de coorte prospectivo de fertilidade, foram recrutadas e acompanhados entre 1990 e 1994, e seguidas por um máximo de 19 ciclos menstruais. Elas completaram diários relatando sua ingestão de álcool (tipo e número de bebidas). O consumo intenso de álcool foi definido como mais de seis bebidas alcoólicas por semana; o consumo moderado de bebidas alcoólicas foi de três a seis doses por semana; e o consumo descontrolado de álcool foi definido como quatro ou mais doses em um único dia.

As participantes tinham entre 19 e 41 anos. Após a conclusão das pesquisas de linha de base, elas foram solicitadas a registrar sua ingestão de bebidas alcoólicas como número de bebidas de cerveja, vinho e licor por dia, além de outras exposições, como cafeína e fumo. Além disso, elas enviaram amostras de urina a cada mês para avaliar a gravidez. As fases do ciclo menstrual foram calculadas.

Descobriu-se que beber intensamente durante qualquer fase do ciclo menstrual estava significativamente associado a uma probabilidade reduzida de concepção em comparação com as que não bebiam. Isso é importante porque algumas mulheres que estão tentando engravidar podem acreditar que é "seguro" beber durante certas partes do ciclo menstrual.

Durante a fase lútea, que são as últimas duas semanas do ciclo menstrual antes que o sangramento começasse e quando o processo de implantação ocorre, não apenas beber intensamente, mas também beber moderadamente foi significativamente associado a uma probabilidade reduzida de concepção.

Na época da ovulação, geralmente por volta do 14º dia do ciclo, consumir muito álcool - seja beber intensamente ou de modo descontrolado - estava significativamente associado a chances reduzidas de concepção.

Fonte: Human Reproduction. DOI: 10.1093/humrep/deab121.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários