Notícias de saúde

Mesmo sem comorbidades, obesidade é um risco para saúde

16 de julho de 2021 (Bibliomed). Ter níveis normais de açúcar no sangue, colesterol e pressão arterial não significa que uma pessoa com obesidade seja realmente saudável, revelou uma análise da Universidade de Glasgow, na Escócia. Isso ocorre porque as pessoas com excesso de peso grave têm maior risco de diabetes, doenças cardíacas, derrames e doenças respiratórias.

Em comparação com pessoas saudáveis ??sem obesidade, pessoas com obesidade, mas com açúcar no sangue, colesterol e pressão arterial saudáveis, uma condição chamada obesidade metabolicamente saudável, tinham 4,3 vezes mais probabilidade de ter diabetes tipo 2, mostraram os dados.

Além disso, eles tinham um risco 18% maior de ataque cardíaco ou derrame e um risco 76% maior de insuficiência cardíaca. Eles também tinham 28% mais probabilidade de desenvolver uma doença respiratória e 19% mais probabilidade de sofrer de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Para este estudo, os pesquisadores analisaram dados de mais de 380.000 adultos na Inglaterra, Escócia e País de Gales, que estavam com sobrepeso ou obesos, ao longo de um período de aproximadamente 11 anos.

Eles compararam o peso corporal dos participantes, pressão arterial, colesterol, açúcar no sangue e outras medidas, bem como hábitos de vida, com a incidência de diabetes tipo 2, ataque cardíaco e derrame, insuficiência cardíaca e doenças respiratórias na população do estudo.

Aqueles com obesidade metabolicamente saudável eram geralmente mais jovens, assistiam menos à televisão, se exercitavam mais, tinham maior ingestão de carne vermelha e processada e eram menos propensos a serem homens e não brancos do que os participantes com obesidade metabolicamente prejudicial à saúde.

Um terço das pessoas com obesidade metabolicamente saudável no início do estudo tornou-se metabolicamente insalubre dentro de três a cinco anos, o que, segundo os pesquisadores, indica que o controle de peso pode ser benéfico para todas as pessoas com obesidade, independentemente de seu perfil metabólico.

Com base nessas descobertas, os pesquisadores pediram que o termo obesidade metabolicamente saudável seja evitado na medicina, "pois é enganoso". De acordo com eles, pessoas com obesidade metabolicamente saudável correm um risco substancialmente maior de diabetes, ataque cardíaco e derrame, insuficiência cardíaca, doenças respiratórias e mortalidade por todas as causas em comparação com pessoas que não são obesas e com um perfil metabólico saudável.

Fonte: Diabetologia. DOI: 10.1007/s00125-021-05484-6.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários