Notícias de saúde

Radiação adjuvante pode reduzir o risco de morte por câncer de próstata

12 de julho de 2021 (Bibliomed). Homens com alto risco de morte por câncer de próstata tiveram uma redução na mortalidade por todas as causas se tratados com radiação logo após a cirurgia, de acordo com um estudo retrospectivo internacional, de acordo com um estudo realizado na

O novo estudo, que incluiu dados de mais de 26.000 homens ao longo de três décadas, concentra-se em homens com câncer de próstata de alto grau que se estende para fora da próstata ou se espalhou para os nódulos linfáticos. Os pesquisadores descobriram uma redução significativa no risco de morte com o uso da radioterapia adjuvante, que, segundo eles, sugere que deve ser oferecida a esses pacientes.

Os pesquisadores aproveitaram os dados de 26.118 homens tratados entre 1989 e 2016 nos Estados Unidos e na Alemanha, incluindo 2.424 pacientes que estavam em alto risco de morrer de câncer de próstata, apesar da cirurgia.

Os dados revelaram que a radioterapia adjuvante foi associada a uma menor mortalidade por todas as causas - reduzindo o risco de morte em dois terços. Dez anos após a prostatectomia radical, que inclui a remoção da próstata e dos tecidos ao redor dela, os pacientes tratados com radioterapia adjuvante tiveram uma taxa de mortalidade por todas as causas de 5%, em comparação com uma taxa de mortalidade por todas as causas de 22% em pacientes tratados com radioterapia estereotáxica. Entre aqueles cujo câncer se espalhou para os nódulos linfáticos, o risco de morte foi reduzido em um terço.

Os pesquisadores afirmam que é possível que a redução do risco de óbito superestime a verdadeira redução do risco de óbito, uma vez que o estudo é retrospectivo e muitas etapas de ajuste e controle dos fatores foram realizadas.

Fonte: Journal of Clinical Oncology. DOI: 10.1200/JCO.20.03714.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários