Notícias de saúde

Vacina contra gripe é segura para gestantes

07 de julho de 2021 (Bibliomed). A vacina contra gripe em mulheres grávidas não aumenta o risco de infecções, asma ou perda de audição ou visão em bebês, mostra estudo da Universidade de Ottawa, no Canadá. As taxas de asma, deficiência sensorial e neoplasias, ou crescimentos semelhantes ao câncer, foram semelhantes entre crianças nascidas de mulheres que receberam a vacina contra a gripe durante a gravidez e aquelas cujas mães não foram vacinadas.

Embora a vacinação contra a gripe seja recomendada para mulheres grávidas, muitas optam por não tomar a vacina porque temem potenciais efeitos colaterais para si mesmas e complicações de saúde para seus bebês. Isso ocorre mesmo com vários estudos que comprovam a segurança e eficácia da vacina.

Para este estudo, os pesquisadores analisaram dados de saúde de mais de 28.000 crianças nascidas na província canadense de Nova Scotia entre outubro de 2010 e março de 2014. Pouco mais de 90% das crianças incluídas no estudo nasceram a termo, e mais de 10.000, ou 36%, nasceram de mães que receberam a vacina contra a gripe durante a gravidez.

Entre os mais de 10.000 filhos de mães vacinadas durante a gravidez, quase 7.000 sofreram de infecções, 113 foram diagnosticados com asma, 30 tiveram deficiência sensorial e 12 desenvolveram neoplasias desde a infância até os 4 anos de idade. Das mais de 18.000 crianças nascidas de mães não vacinadas, quase 12.000 sofreram de infecções, 162 foram diagnosticados com asma, 63 sofreram deficiência sensorial e 17 desenvolveram neoplasias durante o início da vida.

De acordo com os pesquisadores, as taxas semelhantes dessas complicações entre bebês nascidos de mães vacinadas e não vacinadas sugerem que a vacinação anual é segura para mães e seus recém-nascidos. Os pesquisadores destacam que a vacinação de gestantes contra a gripe tem mostrado que essas ficam protegidas contra a infecção, e evita que os bebês contraiam o vírus nos primeiros meses de vida.

Fonte: JAMA. DOI: 10.1001/jama.2021.6778.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários