Notícias de saúde

Modelo 3D da medula pode ajudar no tratamento de doenças do sangue

01 de julho de 2021 (Bibliomed). Os pesquisadores podem ter encontrado uma maneira de determinar melhor os tratamentos e os resultados para pacientes em tratamento de distúrbios plaquetários no sangue. Os resultados do estudo, realizado pela Universidade de Pavia, na Itália, indicam que a ferramenta pode ser particularmente aplicável para aqueles com distúrbios plaquetários, como trombocitopenias hereditárias.

Embora os pacientes com distúrbios de baixa contagem de plaquetas tenham opções de tratamento disponíveis, como o Eltrombopag, o benefício desses medicamentos e tratamentos pode variar de paciente para paciente.

Como parte do estudo, os pesquisadores criaram um modelo 3D em miniatura da medula óssea para determinar o efeito da droga nas células sanguíneas. O modelo tem como objetivo ajudar a facilitar o tratamento de pacientes com doenças do sangue, bem como abrir um caminho para determinar a eficácia dos medicamentos nos pacientes.

O modelo consistia em uma estrutura de proteína de seda e cultura de células derivadas de pacientes para determinar quais pacientes respondem bem ao medicamento Eltrombopag, e tem como objetivo poder prever a reação de outras drogas, não apenas do Eltrombopag. De acordo com os autores, o sistema pode permitir aos médicos "opções de terapia sob medida para cada indivíduo" e pode um dia ser ampliado para gerar grandes quantidades de células sanguíneas cultivadas em laboratório para transfusão.

Os pesquisadores dizem que os tratamentos que usam o mini modelo 3D da medula óssea podem prever com precisão quais pacientes responderão bem ao medicamento e gerar um número suficiente de plaquetas no sangue para evitar a coagulação. Dessa forma, eles classificam o dispositivo como uma melhoria significativa em relação aos modelos anteriores, exigindo apenas uma pequena amostra de sangue para recriar a produção de plaquetas.

Fonte: eLife. DOI: 10.7554/eLife.58775.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários