Notícias de saúde

Nos EUA, taxas de mamografia despencaram durante a pandemia

22 de junho de 2021 (Bibliomed). A mamografia para câncer de mama caiu drasticamente durante a pandemia de COVID-19, e o declínio foi especialmente severo entre mulheres americanas de cor e aquelas que vivem em áreas rurais, mostra uma nova pesquisa realizada pela Washington State University, nos Estados Unidos.

No estudo, os pesquisadores compararam o número de mamografias de rastreamento no MultiCare, um sistema de saúde sem fins lucrativos no estado de Washington, entre abril e dezembro de 2019 e novamente durante os mesmos meses em 2020. Eles encontraram uma grande queda: o número de exibições concluídas caiu quase pela metade, de quase 56.000 em 2019 para cerca de 27.500 em 2020.

Os declínios nos exames foram ainda maiores entre as mulheres hispânicas (um declínio de 64%) e as mulheres indígenas americanas e nativas do Alasca (61%) em comparação com as mulheres brancas (49%). As taxas também caíram 59% entre as mulheres rurais, em comparação com 50% entre as mulheres urbanas.

Os pesquisadores também descobriram que as mulheres que eram cobertas pelo Medicaid e aquelas que tinham que pagar pelo rastreamento do bolso tiveram maiores declínios no rastreamento do que aquelas com programas de seguro administrados pelo governo ou comerciais.

Para os autores, os provedores de saúde precisam redobrar os esforços para manter os serviços de prevenção e chegar a essas populações carentes, que enfrentavam disparidades de saúde consideráveis ??mesmo antes da pandemia.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.10946.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários