Notícias de saúde

Estudos duvidosos tendem a ser mais lidos

21 de junho de 2021 (Bibliomed). Estudos que não podem ser verificados e podem ser falsos têm muito mais probabilidade de serem citados na mídia porque tendem a ser mais interessantes, relatam os pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores analisaram estudos nas principais revistas de psicologia, economia e natureza/ciências e descobriram que apenas 39% de 100 artigos de psicologia foram replicados com sucesso. As taxas de replicação foram de 61% para 18 estudos econômicos e 62% entre 21 estudos da natureza/ciências.

Mas os artigos cujas descobertas não puderam ser replicadas posteriormente chamaram muita atenção na época em que foram lançados: eles foram citados 153 vezes mais do que aqueles cujas descobertas puderam ser repetidas. A maior lacuna estava nos artigos científicos/naturais, onde aqueles que não puderam ser replicados foram citados 300 vezes mais do que os replicáveis.

Pesquisas não verificáveis ??tendem a ser citadas como se os resultados fossem verdadeiros muito depois de a publicação não ser replicada, observaram os pesquisadores. Uma possível razão é que os periódicos usam padrões mais baixos de replicação se um estudo for mais interessante. De acordo com os autores, descobertas interessantes ou atraentes também são mais cobertas pela mídia ou compartilhadas em plataformas como o Twitter, gerando muita atenção, mas isso não as torna verdade.

Publicar estudos não verificados pode ter impactos significativos e duradouros, de acordo com os autores do estudo. Eles apontaram para um falso estudo publicado no The Lancet em 1998 que implicava uma ligação entre a vacina contra o sarampo, caxumba e rubéola e o autismo, o que levou dezenas de milhares de pais em todo o mundo a se voltarem contra a vacina. As descobertas incorretas foram retiradas pelo The Lancet 12 anos depois, mas muitas pessoas ainda citam o estudo para afirmar que o autismo está relacionado às vacinas.

Fonte: Science Advances. DOI: 10.1126/sciadv.abd1705.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários