Notícias de saúde

Jornal Francês Denuncia Contaminação de Carne

PARIS (Reuters) - Grandes incertezas foram lançadas sobre a qualidade da carne francesa na segunda-feira, depois que um jornal afirmou que a carne de cerca de 30 vacas que consumiram altas quantidades de metais pesados entrou na cadeia alimentar humana.

O diário Le Parisien relatou que as vacas consumiram chumbo, mercúrio, cádmio, níquel, cromo, cobre e zinco por causa das frequentes cheias de um canal poluído, inundando o pasto em que os animais se alimentavam.

"Em vez de nascerem pretos e brancos, alguns de meus bezerros nasceram castanho-avermelhados e brancos", afirmou o fazendeiro dono do rebanho.

O jornal disse que, das 84 vacas criadas no pasto entre 1998 e 2000, mais de 40 morreram em consequência da contaminação. As outras foram vendidas para matadouros e viraram carne para consumo.

O jornal afirmou que a carne do gado, criado na região de Somme, no norte da França, foi colocada à venda em razão da apatia governamental e da ausência de leis sobre a poluição por metais pesados.

O ministro da Agricultura recusou-se a comentar a reportagem.

A revelação foi a última de uma série de casos que chocaram o país, orgulhoso de suas tradições culinárias.

Na semana passada, três redes de loja de varejo aconselharam seus clientes a devolverem a carne comprada, porque o carregamento era proveniente de um rebanho contaminado pela doença da vaca louca, ou encefalopatia espongiforme bovina (BSE).

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários