Notícias de saúde

Mesmo com vacina, uso de máscara e distanciamento são necessários

14 de junho de 2021 (Bibliomed). Mesmo com o avanço da vacinação contra o COVID-19, as pessoas ainda devem usar máscaras, praticar o distanciamento social e ficar longe de espaços internos lotados e mal ventilados para suprimir o vírus e evitar bloqueios futuros, mostra um estudo britânico.

A análise de modelagem avaliou a eficácia de futuras medidas de controle de pandemia na Grã-Bretanha, que instituiu bloqueios nacionais em várias ocasiões desde março passado. Embora essas restrições, incluindo o fechamento de escolas e muitos negócios, sejam amenizadas nas próximas semanas, o público ainda precisará usar coberturas para o rosto e manter o distanciamento social para evitar sua reintegração, segundo os pesquisadores. Além disso, essas medidas podem ajudar a reduzir o risco de futuros surtos de doenças infecciosas.

Para este estudo, cientistas das Universidades de Cambridge e Liverpool, na Inglaterra, usaram modelos de computador de propagação de vírus em diferentes cenários de controle potencial.

Os cenários combinavam medidas "não espaciais", como máscaras, lavagem das mãos e manutenção de um a seis pés de distanciamento social, e estratégias "espaciais", como bloqueios locais e restrições de viagem. O modelo também considerou o impacto socioeconômico de ambos os tipos de medidas e como isso mudou durante a pandemia.

As consequências socioeconômicas de medidas espaciais, como bloqueios, aumentaram ao longo do tempo, enquanto o custo de medidas de controle não espaciais diminuiu à medida que as máscaras se tornaram mais amplamente disponíveis e as pessoas se acostumaram a usá-las.

Segundo os pesquisadores, este último desenvolvimento é positivo, dado que as medidas de controle, incluindo o uso de máscara, precisarão ser "aceleradas" à medida que os bloqueios forem suspensos para evitar surtos futuros, com base em modelos de computador. Eles disseram, também, que seria necessário haver conformidade generalizada com essas abordagens para eliminar o vírus de forma eficaz.

Fonte: Journal of the Royal Society Interface. DOI: 10.1098/rsif.2020.0966.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários