Notícias de saúde

Aspirina e Ibuprofeno não aumentam o risco de COVID-19

09 de junho de 2021 (Bibliomed). Estudos realizados anteriormente haviam levantado a preocupação de que o uso de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) poderia aumentar o risco de doença (COVID-19), causado pelo SARS-CoV-2.

Agora, um novo grande estudo não encontrou nenhuma indicação de que o uso destes  AINEs, como aspirina ou ibuprofeno, aumentaria a vulnerabilidade das pessoas à infecção pelo novo coronavírus.

Como os primeiros estudos haviam sugerido essa conexão, os pesquisadores usaram o aplicativo de smartphone COVID Symptom Study para consultar mais de 2,7 milhões de pessoas nos Estados Unidos, Reino Unido e Suécia sobre o uso de aspirina e outros AINEs, bem como sobre sintomas de vírus, testes para COVID 19 e comportamento de busca de cuidados de saúde.

Cerca de 9.000 participantes relataram um teste COVID-19 positivo durante o estudo, de acordo com um relatório pré publicado no medRxiv, um site científico, antes da revisão por pares.

Verificou-se que depois de levar em conta os fatores de estilo de vida dos indivíduos, outras doenças e sintomas, o uso regular de AINEs não foi associado a um risco maior de infecção pelo coronavírus. Os autores acreditam que os relatos anteriores de uma associação potencial entre os AINEs e a COVID_19 poderiam ser relacionadas a taxas mais altas de comorbidades ou ao uso destes AINEs para tratar sintomas associados à infecção pelo coronavírus.

Fonte: medRxiv. DOI: 10.1101/2021.04.28.21256261.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários