Notícias de saúde

Comissão Europeia recomenda isentar viajantes vacinados da quarentena

01 de junho de 2021 (Bibliomed). A Comissão Europeia propôs ontem (31/05), que seus estados-membros isentassem da obrigatoriedade de quarentena os viajantes vacinados contra o COVID-19. A proposta é uma das que serão adotadas tendo em vista a suspensão lenta das restrições à pandemia.

A isenção depende da utilização de um Certificado Digital de COVID da União Europeia, com o qual o Parlamento Europeu e o Conselho concordaram em 20 de maio. O certificado gratuito, que vem em papel e em formato digital, contém um código QR assinado digitalmente e indica se uma pessoa foi vacinada, testada ou se recuperou do vírus. Autoridades disseram que o certificado deve estar pronto no final de junho.

A isenção também estaria em vigor para aqueles que receberam uma única dose do regime de duas doses. Aqueles que se recuperaram do vírus também devem ser isentos por 180 dias após receberem um teste positivo.

A comissão também sugeriu que os testes tenham validade de 72 horas e 48 horas para testes rápidos de antígenos. Menores que viajam com pais vacinados também devem ser isentos de quarentena, enquanto aqueles com menos de seis anos devem ser isentos de testes relacionados a viagens.

Foi sugerido, também, que os estados-membros adotassem a chamada interrupção de emergência para reintroduzir medidas de viagem para pessoas vacinadas e recuperadas de países onde a situação se deteriora ou devido a um grande número de variantes do COVID-19.

A União Europeia adotou um sistema de cores que classifica as regiões de acordo com o número de infecções por 100.000 pessoas, sendo verde as com menos de 25 casos, laranja onde há menos de 50 casos, e vermelha onde há entre 50 e 150 casos. Seguindo essa lógica, a ideia é que viajantes de áreas verdes não teriam restrições, enquanto que de áreas laranjas deverão apresentar testes negativos para COVID-19. Já aqueles vindos de áreas vermelhas, deverão cumprir quarentena.

Fonte: United Press International. June 01, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários