Notícias de saúde

Abuso infantil pode levar à obesidade na fase adulta

04 de julho de 2012 (Bibliomed). Pesquisadores da Boston University School of Medicine (BUSM) e da Boston University's Slone Epidemiology Center, nos Estados Unidos, descobriram a existência de uma associação entre abuso sexual e físico na infância e adolescência com a obesidade na idade adulta.

Publicada na Revista Pediatrics, a pesquisa foi baseada no estudo Black Women's Health Study, que acompanha mulheres negras desde 1995. As informações fornecidas em 2005 por mais de 33.000 participantes sobre suas experiências na infância e adolescência foram cruzadas com seu peso na idade adulta, considerando o Índice de Massa Corporal (IMC) e a circunferência da cintura.

Os resultados mostraram que, em 2005, a taxa de obesidade era 30% maior entre as mulheres que sofreram abuso físico e sexual do que entre as mulheres que não relataram abusos. A associação levou em consideração a história reprodutiva das participantes, bem como a dieta, atividade física e sintomas de depressão, o que poderia levar ao ganho de peso.

De acordo com os pesquisadores, os resultados somam-se às evidências crescentes de que as experiências durante a infância podem ter consequências a longo prazo para a saúde. Eles explicam que os abusos durante a infância podem moldar negativamente os comportamentos de saúde e as estratégias para enfrentar o trauma, o que pode acarretar em ganho de peso.

Os pesquisadores ressaltam a necessidade de mais estudos que se foquem nessa relação entre abusos na infância e ganho de peso na fase adulta, mas destacam que é necessário treinar profissionais da saúde para reconhecer o abuso e intervir o quanto antes.

Fonte: EurekAlert!, 02 de julho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários