Notícias de saúde

Violência na TV está associada ao maior uso de armas de fogo entre jovens

21 de maio de 2021 (Bibliomed). Nos Estados Unidos, o aumento da violência armada em filmes populares foi sugerido como tendo uma potencial influência cultural sobre ferimentos e mortes por armas de fogo. No entanto, não houve aumento nas taxas de homicídio nas últimas décadas nos Estados Unidos, indicando uma pequena influência das representações da mídia sobre a violência armada.

Em um novo estudo, essa interpretação foi contestada ao verificar as tendências na proporção de violência que são atribuíveis a armas de fogo, uma medida que deve ser mais sensível à violência na mídia. Além disso, eles investigaram tendências no retrato de armas em dramas populares da televisão (TV), que são vistos com mais frequência do que filmes. Para cada segmento de 5 minutos de 33 dramas populares de TV nos gêneros policial, médico e jurídico de 2000 a 2018, ocorrências anuais de violência, violência armada e proporção de violência envolvendo armas de fogo foram codificados.

Embora os dramas televisivos tenham apresentado pico de violência em 2011, houve um aumento constante do uso de armas de fogo no período do estudo, tanto em termos absolutos quanto em relação a outros métodos violentos. Para todas as faixas etárias avaliadas (15-24, 25-34 e 35 e mais velhos), a última métrica acompanhou as tendências de homicídios atribuíveis a armas de fogo, com a associação mais forte para jovens de 15-24 anos.

Foi observada uma correlação positiva entre a quantidade relativa de violência na TV envolvendo armas de fogo e homicídios reais por arma de fogo, principalmente entre jovens, o que está de acordo com a hipótese de que os meios de entretenimento estão contribuindo para a aceitação normativa de armas para fins violentos.

Fonte: PLoS ONE. DOI: 10.1371/journal.pone.0247780.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários