Notícias de saúde

Vacinas da Pfizer e Moderna reduziram risco de infecção em até 90% nos EUA

18 de maio de 2021 (Bibliomed). As vacinas COVID-19 de duas doses da Pfizer-BioNTech e Moderna reduzem o risco de infecção em profissionais de saúde e primeiros respondentes em até 90%, de acordo com dados divulgados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

Entre os profissionais de saúde, socorristas e outros profissionais essenciais que receberam ambas as doses de uma das vacinas, que foram desenvolvidas usando tecnologia semelhante, o risco de infecção foi reduzido em 90% duas ou mais semanas após a inoculação. Mesmo duas semanas depois que os estudados receberam a primeira dose de uma vacina de duas doses, o risco de infecção caiu 80%.

A análise avaliou a eficácia das vacinas Pfizer-BioNTech e Moderna na prevenção de infecções entre 3.950 médicos, policiais, bombeiros e pessoal de serviço de emergência e da linha de frente em seis estados durante um período de 13 semanas de 14 de dezembro de 2020 a 13 de março de 2021. Esses grupos são mais propensos do que a população em geral a serem expostos ao vírus por causa de suas ocupações, de acordo com o CDC.

Entre os participantes do estudo, 63% receberam ambas as doses de qualquer uma das vacinas durante o período do estudo, enquanto outros 12% receberam apenas uma dose. Como leva cerca de duas semanas após cada dose da vacina para o corpo produzir anticorpos que protegem contra a infecção, as pessoas são consideradas parcialmente vacinadas duas semanas após a primeira dose e totalmente vacinadas duas semanas após a segunda dose, disse o CDC.

Três dos 2.479 participantes totalmente vacinados e oito dos 477 participantes parcialmente vacinados testaram positivo para COVID-19 após a inoculação. Enquanto isso, 161 de 989 participantes não vacinados foram infectados.

De acordo com o CDC, as descobertas demonstram que as vacinas reduzem o risco de infecção, não apenas de doença sintomática.

Fonte: Morbidity and Mortality Weekly Report. DOI: 10.15585/mmwr.mm7013e3.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários