Notícias de saúde

Problemas cardiovasculares podem afetar raciocínio

11 de maio de 2021 (Bibliomed). Os fatores de risco cardiovascular (FRCVs) estão associados ao aumento do risco de declínio cognitivo, mas pouco se sabe sobre como os FRCVs em adultos jovens e ao longo da vida podem influenciar a cognição na idade avançada. Para testar a hipótese de que os FRCVs ao longo da vida adulta estão associados a mudanças cognitivas na idade avançada, foram reunidos os dados de quatro coortes prospectivas (n=15.001, idades 18-95 anos).

Foram obtidos os números de índice de massa corporal (IMC), níveis de glicose no sangue, pressão arterial e colesterol medidos pelo menos três vezes. Habilidades de pensamento e memória foram testadas a cada um a dois anos.

Para os participantes do estudo que eram mais velhos quando o estudo começou, os pesquisadores estimaram seus níveis de fatores de risco cardiovascular, como pressão arterial e IMC, quando eram mais jovens. Em seguida, os pesquisadores analisaram se os problemas cardiovasculares no início da idade adulta, meia-idade e idade avançada estavam associados a um maior declínio nas pontuações na idade avançada nos testes de pensamento e memória.

Verificou-se que o IMC elevado, pressão alta e níveis elevados de glicose no sangue em cada período de tempo foram associados a maior declínio nos escores de habilidades de pensamento na idade avançada. Ter esses problemas de saúde no início da idade adulta foi associado à maior mudança nas habilidades de pensamento, ou a uma duplicação da taxa média de declínio em 10 anos. Os resultados permaneceram depois que os pesquisadores ajustaram para outros fatores que poderiam afetar as habilidades de pensamento, como nível de escolaridade, idade e sexo. Porém, ter uma taxa de colesterol total alto em qualquer período de tempo não foi associado a um maior declínio nas habilidades de pensamento.

Pessoas com IMC acima de 30, considerado obeso, entre 20 e 30 anos tiveram pontuações em testes de raciocínio cerca de três a quatro pontos piores em um período de 10 anos do que pessoas com IMC na faixa normal. Isso foi o dobro da taxa de declínio cognitivo.

Portanto, as pessoas na faixa dos 20 e 30 anos que têm problemas de saúde como hipertensão arterial, obesidade e níveis elevados de glicemia podem ter mais probabilidade de ter problemas de raciocínio e memória décadas mais tarde do que aqueles sem esses problemas de saúde.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000011747.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários