Notícias de saúde

Comer antes das 8h30 pode reduzir os fatores de risco para diabetes tipo 2

10 de maio de 2021 (Bibliomed). Pessoas que começam a comer antes das 8h30 apresentam níveis mais baixos de glicemia e menos resistência à insulina, o que poderia reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, de acordo com um estudo apresentado virtualmente no ENDO 2021, o encontro anual da Endocrine Society.

A resistência à insulina ocorre quando o corpo não responde tão bem à insulina produzida pelo pâncreas a glicose é menos capaz de entrar nas células. Pessoas com resistência à insulina podem ter maior risco de desenvolver diabetes tipo 2. Tanto a resistência à insulina quanto os níveis elevados glicemia afetam o metabolismo de uma pessoa, a decomposição dos alimentos em seus componentes mais simples: proteínas, carboidratos (ou açúcares) e gorduras. Os distúrbios metabólicos, como o diabetes, ocorrem quando esses processos normais são interrompidos.

Os pesquisadores analisaram dados de 10.575 adultos que participaram do National Health and Nutrition Examination Survey. Eles dividiram os participantes em três grupos, dependendo da duração total da ingestão de alimentos: menos de 10 horas, 10-13 horas e mais de 13 horas por dia. Eles então criaram seis subgrupos com base no horário de início da duração da alimentação (antes ou depois das 8h30).

Esses dados foram analisados para determinar se a duração e o horário da alimentação estavam associados aos níveis da glicose sanguínea em jejum e à resistência à insulina estimada. Os níveis de açúcar no sangue em jejum não diferiram significativamente entre os grupos de intervalo alimentar. A resistência à insulina foi maior com a duração do intervalo alimentar mais curto, mas menor em todos os grupos com um horário de início da alimentação antes das 8:30 da manhã.

Essas descobertas sugerem que o tempo está mais fortemente associado às medidas metabólicas do que à duração, e apoiam estratégias de alimentação mais cedo no dia.

Fonte: Endocrine Society. Press-release.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários