Notícias de saúde

Olhos podem indicar risco de demência e AVC

22 de abril de 2021 (Bibliomed). De acordo com estudo da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, adultos mais velhos com retinopatia da doença ocular tinham maior risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), bem como possíveis sintomas de demência. E, em média, eles morreram mais cedo do que pessoas de sua idade sem o problema de visão.

A retinopatia se refere a uma doença da retina, o tecido sensível à luz na parte posterior do olho. Geralmente é causada por diabetes ou pressão alta, que podem danificar os pequenos vasos sanguíneos que irrigam a retina. Ela pode causar alterações na visão, como dificuldade para ler ou ver objetos distantes. Nos estágios posteriores, os vasos sanguíneos danificados podem vazar e causar distúrbios visuais, como manchas escuras ou listras semelhantes a teias de aranha. Estudos têm relacionado retinopatia mais grave a um risco maior de AVC hemorrágico (derrame) possivelmente porque ambos envolvem vasos sanguíneos doentes.

No novo estudo, os pesquisadores descobriram que as pessoas com sinais de retinopatia tinham duas vezes mais chances de relatar uma história de derrame, em comparação com aquelas sem evidências da doença ocular. Da mesma forma, eles eram 70% mais propensos a relatar problemas de memória, um indicador potencial de demência. Na década seguinte, as pessoas com retinopatia mais grave enfrentaram um risco duas a três vezes maior de morrer.

A análise envolveu mais de 5.500 adultos norte-americanos que participaram de um estudo de saúde governamental em andamento. Todos foram submetidos a exames de retina para procurar retinopatia. Quase 700 tinham a doença ocular, enquanto 289 tinham histórico de derrame e cerca de 600 relataram problemas de memória. Em média, as pessoas com retinopatia tinham riscos elevados de acidente vascular cerebral e problemas de memória - mesmo depois da idade, diabetes e pressão alta foram levados em consideração.

Os pesquisadores explicam que não está claro se a retinopatia realmente prediz um futuro derrame ou problemas de memória. Os participantes do estudo foram questionados sobre o histórico de AVC e problemas de memória ao mesmo tempo em que foram avaliados para retinopatia, mas não se esclareceu qual das condições surgiu primeiro.

Na próxima etapa do estudo, os pesquisadores pretendem acompanhar os pacientes com retinopatia ao longo do tempo, a fim de ver se a condição prevê maior risco de AVC e se a detecção de retinopatia faz diferença nesse risco.

Fonte: American Stroke Association Annual Meeting. 17 a 19 de março de 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários