Notícias de saúde

COVID-19 grave pode causar problemas nos olhos

20 de abril de 2021 (Bibliomed). Embora o coronavírus ataque principalmente os pulmões, ele foi associado a anormalidades oculares, como conjuntivite, ou "olho rosa", e retinopatia, uma doença que causa perda de visão. É o que indica estudo da Foundation Adolphe de Rothschild Hospital, na França.

Usando imagens de ressonância magnética do cérebro, os pesquisadores avaliaram 129 pacientes hospitalizados com COVID-19 grave. Desses pacientes, nove (7%) tiveram achados anormais de ressonância magnética do globo ocular, com todos mostrando um ou mais nódulos na parte posterior do olho.

Todos os nove pacientes tinham nódulos na região macular e oito tinham nódulos em ambos os olhos, sugerindo que eles podem apresentar perda de visão. Dos pacientes com nódulos oculares, dois dos nove diabéticos, seis dos nove eram obesos e dois dos nove apresentavam hipertensão antes de contrair COVID-19.

De acordo com os pesquisadores, como esses nódulos se formam nos olhos das pessoas com a doença permanece desconhecido, embora possa estar relacionado à inflamação desencadeada pelo vírus.

A drenagem inadequada de veias oculares, problema encontrado em pacientes que permanecem internados em UTI, também pode ser um fator. Sete dos nove pacientes com anormalidades oculares foram colocados em posição prona - deitados de bruços - na UTI por um período prolongado.

Esses graves problemas oculares podem passar despercebidos no hospital, já que os pacientes com COVID-19 geralmente estão sendo tratados para doenças muito mais graves e com risco de vida.

De acordo com os pesquisadores, esses resultados apoiam a triagem ocular para pacientes com COVID-19 para fornecer tratamento adequado e gerenciamento de sintomas oculares potencialmente graves relacionados ao vírus.

Os pesquisadores estão conduzindo exames clínicos e de ressonância magnética de acompanhamento em nove pacientes, todos os quais sobreviveram à batalha contra o vírus, para determinar se eles tiveram perda de visão. Eles também estão realizando exames de ressonância magnética em novos pacientes com COVID-19 grave da segunda e terceira ondas da pandemia na França.

Fonte: Radiology. DOI: 10.1148/radiol.2021204394.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários