Notícias de saúde

Existe uma associação entre o uso de maconha e a frequência sexual?

12 de abril de 2021 (Bibliomed). A legalização e a ampla popularização da maconha foram seguidas de inúmeros benefícios propagados para a saúde e o bem-estar por aqueles que a comercializam. Anúncios na internet, por exemplo, afirmam que os produtos da maconha aumentam a libido, a excitação e o orgasmo. Na realidade, poucas pesquisas foram feitas sobre o assunto.

Pesquisas mostram que a maconha realmente afeta o sexo, mas homens e mulheres experimentam esses efeitos de maneiras diferentes. Endocanabinoides desempenham um papel na função sexual, no entanto, com o receptor canabinoide mapeado para várias áreas do cérebro envolvidas na função sexual. Tanto os canabinoides quanto os endocanabinoides interagem com hormônios e neurotransmissores que medeiam o comportamento sexual. Curiosamente, a droga pode ter efeitos sexuais díspares em homens em comparação com mulheres.

Em um estudo de base populacional publicado no Journal of Sexual Medicine, os pesquisadores examinaram a relação entre o uso de maconha e a frequência sexual.

Foram analisados os resultados de 28.176 mulheres (idade média de 29,9 anos) e 22.943 homens (idade média de 29,5 anos). Mais de 60% dos homens e mulheres eram caucasianos, e 76,1% dos homens e 80,4% das mulheres relataram pelo menos o ensino médio.

Com base nos resultados de uma pesquisa, eles descobriram que após o ajuste para covariáveis, homens e mulheres usuários de maconha tinham mais sexo por mês e por dia em comparação com aqueles que nunca usaram. Além disso, eles notaram uma tendência indicando que níveis mais altos de uso de maconha estavam associados ao aumento da frequência de coito. Portanto, uma associação positiva entre o uso de maconha e a frequência sexual é vista em homens e mulheres em todos os grupos demográficos.

Fonte: The Journal of Sexual Medicine. DOI: 10.1016/j.jsxm.2017.09.005.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários