Notícias de saúde

Agência Europeia de Medicamentos se reúne para discutir risco de coágulos na vacina da AstraZeneca para COVID-19

31 de março de 2021 (Bibliomed). No começo do mês de março, a vacina para COVID-19 da AstraZeneca (agora chamada de Vaxzevria) teve seu uso suspenso em alguns países pela sua possível relação com casos de coágulos sanguíneos. Mesmo já tendo afirmado que os benefícios da vacina superam os riscos de possíveis efeitos colaterais, o comitê de segurança da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) convocou um grupo de especialistas que se reunirá hoje (31/03) para fornecer mais informações sobre a avaliação em andamento.

O grupo é composto por especialistas externos independentes com uma variedade de especialidades médicas, incluindo hematologistas, neurologistas e epidemiologistas, que discutiram aspectos específicos como possíveis mecanismos, se fatores de risco subjacentes poderiam ser identificados e quais dados adicionais são necessários para caracterizar melhor os eventos observados e o risco potencial. O resultado desta reunião será discutido pelo Conselho e alimentado em sua avaliação contínua.

No momento, a revisão não identificou nenhum fator de risco específico, como idade, sexo ou histórico médico prévio de distúrbios de coagulação, para esses eventos muito raros. Uma relação causal com a vacina não foi comprovada, mas é possível e análises adicionais estão em andamento.

Contudo, a EMA alerta que as pessoas vacinadas devem estar cientes da possibilidade remota da ocorrência desses tipos muito raros de coágulos sanguíneos e se apresentarem sintomas sugestivos de problemas de coagulação, devem procurar atendimento médico imediato e informar os profissionais de saúde sobre a vacinação recente.

Fonte: European Medicines Agency. March 31, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários