Notícias de saúde

Colesterol alto na adolescência pode criar problemas cardíacos no futuro

23 de março de 2021 (Bibliomed). O colesterol elevado de lipoproteína de não alta densidade (não-HDL-C) está associado à presença de calcificação da artéria coronária (CAC), um marcador de doença cardíaca na idade adulta. No entanto, a importância relativa dos níveis de não-HDL-C em estágios específicos da vida para o CAC permanece obscura.

Um estudo publicado em JAMA Cardiology teve como objetivo identificar a associação relativa de não-HDL-C medido em fases distintas da vida (adolescência, idade adulta jovem, meia-idade) com a presença de CAC medida na idade adulta média.

Neste estudo de 28 anos de duração com 589 participantes, a presença de calcificação da artéria coronária na metade da idade adulta foi associada à exposição ao não-HDL-C na adolescência, na idade adulta jovem e na metade da idade adulta. No entanto, os níveis de não-HDL-C em adolescentes mostraram a associação mais forte com calcificação da artéria coronária.

O estudo inferiu que a probabilidade de presença de aterosclerose coronária atribuível ao não-HDL-C começa precocemente na vida e é necessária uma maior consciência da importância do não-HDL-C elevado na adolescência.

Fonte: JAMA Cardiology. DOI: 10.1001/jamacardio.2020.7238.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários