Notícias de saúde

Novas variantes do COVID-19 podem forçar ajustes em testes e vacinas

26 de fevereiro de 2021 (Bibliomed). O surgimento de novas variantes do coronavírus pode exigir uma rápida virada por parte das empresas farmacêuticas e de dispositivos médicos, para ajudar a ficar um passo à frente do COVID-19. A Food and Drug Administration emitiu diretrizes, encorajando os desenvolvedores de drogas e testes a prestar atenção às novas variantes do coronavírus e estar preparados para fazer essa virada, se necessário.

A orientação fornece recomendações para empresas que buscam ajustar vacinas, medicamentos e testes já aprovados para que permaneçam eficazes contra quaisquer novas variantes que surjam.

O surgimento de novas variantes do COVID-19 altamente infecciosas na Grã-Bretanha, África do Sul e Brasil levantou preocupações de que as mutações possam enfraquecer a eficácia das vacinas e medicamentos agora usados ??para tratar a doença.

Estudos mostraram que as duas vacinas agora disponíveis no mercado permanecem eficazes para impedir as variantes do Reino Unido e da África do Sul do vírus que causa o COVID-19, mas os especialistas estão preocupados que os tratamentos com anticorpos monoclonais possam não funcionar tão bem.

Existem preocupações semelhantes sobre a eficácia dos testes COVID-19 para detectar as novas variantes. O FDA já emitiu um alerta de segurança para advertir que a presença de mutações genéticas virais em uma amostra de paciente pode alterar o desempenho de um teste diagnóstico.

A agência também emitiu orientações para ajudar as empresas farmacêuticas a se prepararem para ajustes nas vacinas caso surja uma nova variante que desrespeite a proteção de anticorpos fornecida pelas vacinas Pfizer e Moderna. De acordo com as autoridades de saúde, as empresas devem estar preparadas para testar vacinas retrabalhadas ou novas vacinas de reforço que protejam contra variantes emergentes, após ensaios clínicos em menor escala que envolveriam algumas centenas de pessoas e durariam dois ou três meses.

Fonte: U.S. Centers for Disease Control and Prevention. February 22, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários