Notícias de saúde

Portugal aprova primeira substância à base de maconha para fins medicinais

01 de fevereiro de 2021 (Bibliomed). Foi aprovado hoje (01/02), em Portugal, pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), a primeira substância à base de cannabis para fins medicinais. O anúncio foi feito pela empresa Tilray, responsável por sua produção.

A utilização de preparações e substâncias à base de cannabis para fins medicinais é indicada em casos onde os tratamentos convencionais não produzam os efeitos esperados. Entre suas indicações estão dor crônica (associada a doenças oncológicas ou ao sistema nervoso), espasticidade associada à esclerose múltipla ou a lesões da espinal medula, náuseas e vômitos (resultantes da quimioterapia, radioterapia e terapia combinada de HIV e medicação para a hepatite C) e estimulação do apetite nos cuidados paliativos de doentes sujeitos a tratamentos oncológicos ou com AIDS.

Segundo a Tilray, a aprovação por parte da Infarmed veio confirmar os padrões de qualidade e segurança da produção da substância, e que a empresa busca, em um futuro próximo, tornar os produtos acessíveis a todos os pacientes que necessitem deles no país.

Fonte: Executive Digest. 01 de fevereiro de 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários