Notícias de saúde

Café pode reduzir o risco de câncer de próstata

29 de janeiro de 2021 (Bibliomed). Um estudo realizado por pesquisadores da China Medical University, na China, mostrou que o consumo regular de café parece diminuir o risco de desenvolvimento de câncer de próstata. Segundo mostraram os dados, cada xícara adicional diária de café reduziu o risco de câncer em 1%.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de 16 estudos, sete conduzidos na América do Norte, sete na Europa e dois no Japão. Coletivamente, os estudos incluíram mais de 1 milhão de participantes adultos do sexo masculino, quase 58.000 dos quais desenvolveram câncer de próstata.

Entre os estudos, 15 compararam o risco de câncer de próstata entre aqueles que consumiram grandes quantidades de café com aqueles que beberam menos, enquanto 13 relataram o risco associado à ingestão de xícara diária adicional. O nível mais alto de consumo de café variou de duas a nove ou mais xícaras por dia, enquanto o nível mais baixo variou de nenhuma a menos de duas xícaras por dia.

Um alto nível de consumo de café reduziu o risco de câncer de próstata em 9% em comparação com o consumo de baixo nível, com cada xícara diária adicional reduzindo ainda mais o risco em 1%.

A maior ingestão de café foi associada a um risco 7% menor de câncer de próstata localizado em comparação com o nível mais baixo de consumo, e a um risco 12% a 16% menor de câncer de próstata avançado e fatal.

Segundo os pesquisadores, existem explicações biológicas plausíveis para suas descobertas, já que o café melhora o metabolismo da glicose, tem efeitos antiinflamatórios e antioxidantes e afeta os níveis de hormônios sexuais, os quais podem influenciar o desenvolvimento e a progressão do câncer de próstata.

Os autores ressaltam que, apesar dos resultados animadores, o desenho e os métodos dos estudos incluídos variaram, e, portanto, é necessário cautela na interpretação dos resultados. Pesquisas anteriores ligaram o consumo de café a um risco reduzido de câncer de fígado, intestino e mama.

Fonte: BMJ Open. DOI: 10.1136/bmjopen-2020-038902.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários