Notícias de saúde
22 de janeiro de 2021 (Bibliomed). O agente antiparasitário, ivermectina, demonstrou potencial para ser "reaproveitado" para uso na COVID-19 em vários estudos observacionais e randomizados controlados realizados fora dos Estados Unidos.
Para chegar a esta conclusão, foi realizada uma “metanálise” (que é um pool de estudos realizados sobre um mesmo assunto, onde os resultados são todos tabulados em conjunto). Este novo estudo ainda não foi publicado, e os resultados são ainda insuficientes, mas parece haver uma concordância em que o uso da ivermectina seria benéfico na COVID-19.
Os resultados da análise mostram uma redução do tempo até a eliminação do vírus, redução do tempo de hospitalização, uma taxa de recuperação clínica 43% superior e taxas de sobrevivência 83% maiores.
Como os estudos tabulados são diferentes, inclusive quanto às doses utilizadas, haveria necessidade de um grande estudo prospectivo acerca da ação da ivermectina.
A apresentação da metanálise, pelo Dr Andrew Hill, da Universidade de Liverpool, pode ser vista AQUI.
E deve ser lembrado que estas conclusões, apesar de promissoras, são ainda insuficientes neste momento, para indicar o uso regular deste medicamento na COVID-19.
Fonte: Universidade de Liverpool.
Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.
Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.
Veja também