Notícias de saúde

Mortes por overdose aceleraram durante a pandemia de COVID-19

19 de janeiro de 2021 (Bibliomed). Mais de 81.000 mortes por overdose de drogas ocorreram nos Estados Unidos nos 12 meses encerrados em maio de 2020, o maior número de mortes por overdose já registrado em um período de 12 meses, de acordo com dados provisórios recentes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Embora as mortes por overdose já estivessem aumentando nos meses anteriores à nova pandemia de doença coronavírus (COVID-19) de 2019, os números mais recentes sugerem uma aceleração das mortes por overdose durante a pandemia.

Os opioides sintéticos (principalmente fentanil fabricado ilicitamente) parecem ser o principal responsável pelo aumento nas mortes por overdose, aumentando 38,4 por cento desde o período de 12 meses anterior a junho de 2019 em comparação com o período de 12 meses anterior a maio de 2020. Durante este período de tempo, 37 das 38 jurisdições dos EUA com dados de opioides sintéticos disponíveis relataram aumentos nas mortes por overdose destas substâncias; 18 dessas jurisdições relataram aumentos superiores a 50 por cento; e 10 estados da região ocidental do país relataram um aumento de mais de 98% nas mortes por opioides sintéticos.

Segundo o diretor do CDC Robert Redfield, MD, “a perturbação da vida diária devido à pandemia COVID-19 atingiu duramente aqueles com transtorno de uso de substâncias. “À medida que continuamos a lutar para acabar com esta pandemia, é importante não perder de vista os diferentes grupos sendo afetado de outras maneiras. Precisamos cuidar de pessoas que sofrem consequências indesejadas.”

As mortes por overdose envolvendo cocaína também aumentaram 26,5%. Com base em pesquisas anteriores, essas mortes estão provavelmente ligadas ao co-uso ou contaminação da cocaína com fentanil ou heroína fabricados ilegalmente. As mortes por overdose envolvendo psicoestimulantes, como metanfetamina, aumentaram 34,8 por cento. O número de mortes envolvendo psicoestimulantes agora excede o número de mortes por cocaína.

Fonte: CDC Press Release. December, 2020.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários