Notícias de saúde

Após a vacinação, o vírus da COVID-19 produzirá apenas um leve resfriado

18 de janeiro de 2021 (Bibliomed). Enquanto milhões são vacinados contra o coronavírus e o fim da pandemia finalmente parece ser vislumbrada, os cientistas estão imaginando como seria um mundo pós-vacina - e o que eles veem é reconfortante.

O coronavírus veio para ficar, mas assim que a maioria dos adultos estiver imune - após infecção natural ou vacinação - o vírus não será mais uma ameaça do que o resfriado comum, de acordo com um estudo publicado na revista Science.

O vírus é uma ameaça terrível agora porque é um patógeno desconhecido que pode sobrecarregar o sistema imunológico adulto, que não foi treinado para combatê-lo. Isso não será mais o caso, uma vez que todos tenham sido expostos ao vírus ou à vacina.

As crianças, por outro lado, são constantemente desafiadas por patógenos que são novos em seus corpos, e esse é um dos motivos pelos quais são mais hábeis do que os adultos em combater o coronavírus. Eventualmente, sugere o estudo, o vírus será uma preocupação apenas em crianças menores de 5 anos, submetendo até mesmo a meras “fungadas” - ou nenhum sintoma. Em outras palavras, o coronavírus se tornará “endêmico”, um patógeno que circula em níveis baixos e raramente causa doenças graves.

A Dra. Lavine e seus colegas, autores do estudo, avaliaram para os seis outros coronavírus humanos - quatro que causam o resfriado comum, além dos vírus SARS e MERS - em busca de pistas sobre o destino do novo patógeno.

Os quatro coronavírus do resfriado comum são endêmicos e produzem apenas sintomas leves. SARS e MERS, que surgiram em 2003 e 2012, respectivamente, deixaram as pessoas gravemente doentes, mas não se espalharam amplamente.

Embora todos esses coronavírus produzam uma resposta imunológica semelhante, o novo vírus é mais semelhante aos coronavírus endêmicos do resfriado comum, sugeriram os autores do estudo.

Fonte: The New York Times. January 12, 2021

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários