Notícias de saúde

Medo da pandemia aumentou venda de armas nos Estados Unidos

12 de janeiro de 2021 (Bibliomed). Com base no medo da violência e do caos, mais de 100.000 californianos compraram armas em resposta à pandemia de COVID-19, estima um novo estudo da Universidade da Califórnia em Davis, nos Estados Unidos.

Segundo os pesquisadores, do Giffords, um grupo de prevenção da violência armada, as descobertas aumentam as evidências de que a pandemia nos Estados Unidos gerou uma "compra do pânico" de armas de fogo. No início, os números federais mostraram um aumento nas verificações de antecedentes, enquanto alguns varejistas de armas de fogo online relataram vendas crescentes.

A pesquisa também questionou aos compradores de armas sobre suas motivações e descobriu que o medo da violência e do colapso social foi o principal motivador.

As descobertas vêm de uma pesquisa em andamento na Califórnia sobre posse de armas de fogo e exposição à violência. Entre 2.870 adultos em todo o estado, cerca de 2,5% disseram que compraram uma arma de fogo devido à pandemia.

Ao todo, foram registradas cerca de 110.000 compras de armas para todo o estado. E incluiu 47.000 por compradores de primeira viagem. Quando entrevistados, 76% apontaram medo de um possível estado de ilegalidade; 56% a soltura de presidiários; 49% temiam excessos do governo; e 38% tinham medo de um colapso governamental.

Para os pesquisadores, o aumento no acesso a armas de fogo é preocupante, uma vez que várias pesquisas mostram que ter uma arma em casa aumenta os riscos de acidentes, suicídio e homicídios. Eles ressaltam que esses riscos podem ser ainda mais elevados agora, em um momento de ansiedade generalizada, desemprego e isolamento social.

Fonte: medRxiv. DOI: 10.1101/2020.10.03.20206367.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários