Notícias de saúde

Dieta saudável reduz o risco de disfunção erétil em até 20%

21 de dezembro de 2020 (Bibliomed). Um estudo das Universidades da Califórnia e de Harvard, ambas nos Estados Unidos, mostrou que manter uma dieta saudável reduz o risco de disfunção erétil em homens. Segundo os pesquisadores, homens com dietas mais saudáveis ??são menos propensos a ter diabetes, doenças cardíacas ou hipertensão - três problemas de saúde ligados à disfunção erétil.

O estudo considerou duas modalidades de alimentação saudável: a Escala de Dieta Mediterrânea e o Índice Alternativo de Alimentação Saudável-2010. Homens com maiores pontuações em ambos tinham 22% menos probabilidade de desenvolver disfunção erétil do que aqueles com pontuações mais baixas.

A dieta mediterrânea se concentra em refeições baseadas em vegetais, frutas, ervas, nozes, feijão e grãos inteiros com quantidades moderadas de laticínios, aves, ovos e frutos do mar e consumo mínimo de carne vermelha. A pontuação da dieta mediterrânea concede um ponto a cada um por consumir acima da ingestão média de vegetais, legumes, frutas e nozes, grãos, peixes e por consumir menos do que a quantidade média de laticínios e carne vermelha ou processada, bem como álcool.

O Índice Alternativo de Alimentação Saudável-2010 avalia as dietas individuais com base no cumprimento da Pirâmide da Alimentação Saudável, recompensando a maior ingestão de frutas, vegetais, grãos inteiros, nozes e leguminosas, gorduras poliinsaturadas e ácidos graxos ômega-3. Ele também recompensa o menor consumo de carnes vermelhas e processadas, bebidas adoçadas com açúcar, gorduras trans e sódio.

Entre os mais de 21.000 homens incluídos no estudo, 968 desenvolveram disfunção erétil. Dos casos de disfunção erétil, 478 ocorreram em homens com as pontuações mais baixas da dieta mediterrânea, em comparação com 229 entre os homens com as pontuações mais altas.

Houve 130 casos de disfunção erétil entre homens com as pontuações mais altas do Índice Alternativo de Alimentação Saudável-2010, ou metade dos relatados em homens (266) com pontuações mais baixas.

Os benefícios da dieta saudável também foram observados em homens mais velhos, com pontuações mais altas da a Escala de Dieta Mediterrânea associadas a uma redução de 18% no risco de disfunção erétil em homens com 60 anos ou mais e uma redução de 7% no risco de disfunção erétil em homens com 70 anos ou mais.

Os pesquisadores sugerem que associar uma dieta saudável com menor risco de disfunção erétil pode encorajar os homens a fazerem melhores escolhas alimentares, o que, por usa vez, ajudaria a prevenir doenças cardíacas e hipertensão, entre outras condições.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2020.21701.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários