Notícias de saúde

Usar máscaras faciais durante a prática de atividade física é seguro

15 de dezembro de 2020 (Bibliomed). A pandemia de COVID-19 fez com que as máscaras faciais se tornassem acessório indispensável. Em muitos países seu uso é obrigatório, inclusive para a prática de atividades físicas. Contudo, muitas pessoas se sentem temerosas ao seu uso enquanto se exercitam. Contudo, um novo estuda da Universidade de Saskatchewan, no Canadá mostra que o uso de máscara é seguro durante exercícios físicos.

Para o estudo, 14 homens e mulheres fisicamente ativos e saudáveis ??fizeram um breve aquecimento em uma bicicleta ergométrica. Eles aumentaram progressivamente a intensidade, mantendo a frequência de pedal necessária. O teste terminou quando eles não conseguiram continuar pedalando naquele ritmo. Eles normalmente conseguiam pedalar por cerca de seis a 12 minutos antes de chegar à exaustão.

Os participantes realizaram o teste três vezes, uma vez sem máscara, uma vez com máscara cirúrgica e uma vez com máscara de pano de tripla camada. Os pesquisadores disseram que uma máscara de camada única pode não oferecer os mesmos resultados.

O estudo não encontrou evidências para apoiar a ideia de que exercícios vigorosos com máscara podem comprometer a captação de oxigênio ou aumentar a reinalação de dióxido de carbono, o que pode levar a uma condição na qual o dióxido de carbono desloca o oxigênio no sangue.

Segundo os pesquisadores, se as pessoas usarem máscaras durante os exercícios internos, isso pode tornar as sessões mais seguras e permitir que as academias permaneçam abertas durante o COVID-19. Eles lembram que, quando na prática de atividades físicas, a respiração tende a ser mais vigorosa, o que faz com que as gotículas respiratórias possam ser impulsionadas a distâncias maiores.

Fonte: Journal of Environmental Research and Public Health. DOI: 10.3390/ijerph17218110.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários