Notícias de saúde

Novo sistema de pontuação identifica pacientes em risco de COVID-19 grave

11 de dezembro de 2020 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade de Medicina e Ciências da Saúde do Royal College of Surgeons Ireland, na Irlanda, afirmam ter desenvolvido um sistema de pontuação que pode prever com precisão quais pacientes sofrerão de COVID-19 grave.

O sistema de pontuação, chamado de pontuação Dublin-Boston, é projetado para permitir que os médicos tomem decisões mais informadas ao identificar os pacientes que podem se beneficiar com esteroides e outros tratamentos após serem infectados. O escore Dublin-Boston pode prever com precisão a gravidade da infecção no sétimo dia após medir o sangue do paciente nos primeiros quatro dias.

Desenvolvido em conjunto com pesquisadores da Universidade de Harvard e do Brigham and Women's Hospital em Boston, o sistema de pontuação funciona verificando os níveis de duas moléculas no sangue dos pacientes que "enviam mensagens" ao sistema imunológico do corpo e ajudam a controlar a inflamação. Uma dessas moléculas, a interleucina-6, é pró-inflamatória, e a outra, a interleucina-10, é anti-inflamatória - e os níveis de ambas estão alterados em pacientes com COVID-19 grave.

Com base nas mudanças na proporção dessas duas moléculas ao longo do tempo, os pesquisadores desenvolveram um sistema de pontos em que cada aumento de um ponto está associado a um risco 5,6 vezes maior de doenças graves. Os pesquisadores ressaltam que prognóstico mais informado pode ajudar a determinar quando aumentar ou diminuir o atendimento, um componente-chave da alocação eficiente de recursos durante a pandemia atual. Além disso, a pontuação também pode ter um papel na avaliação de se as novas terapias projetadas para diminuir a inflamação no COVID-19 realmente fornecem benefícios.

Fonte: EBioMedicine. DOI: 10.1016/j.ebiom.2020.103026.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários