Notícias de saúde

Pandemia aumentou horas extras de profissionais da saúde de Portugal

10 de dezembro de 2020 (Bibliomed). A pandemia de COVID-19 fez com que os profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de Portugal batessem recordes de horas extras. Segundo dados do Portal do SNS, entre janeiro e novembro deste ano, foram contabilizadas cerca de 15,4 milhões de horas extras, número que ultrapassa em 860.344 registradas em 2019, quando os profissionais de saúde somaram 14,5 milhões de horas extra.

Nos primeiros onze meses deste ano, os profissionais de saúde fizeram mais dois milhões de horas suplementares (mais 15,45%) que no mesmo período de 2019. Em relação a novembro deste ano, fizeram-se 1,5 milhões de horas de trabalho extra, o que é um crescimento de 4,8% comparado com o mês anterior. O pico anual foi, no entanto, atingido em junho com pouco mais de 1,7 milhões de horas extraordinárias.

De acordo com o Ministério da Saúde, o governo de Portugal realizou 7.508 contratos com profissionais de saúde para enfrentar a pandemia. Contudo, representantes de médicos, enfermeiros e auxiliares de saúde ressaltam que o número excessivo de horas extra evidencia a falta de uma política de contratação e retenção de profissionais no serviço público.

Fonte: Serviço Nacional de Saúde. Dezembro de 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários