Notícias de saúde

Pandemia diminuiu o número de diagnósticos de doenças “comuns”

26 de novembro de 2020 (Bibliomed). Até o momento, são escassas as pesquisas sobre o impacto indireto da pandemia COVID-19 na saúde da população e no sistema de saúde. Pesquisadores tiveram como objetivo investigar o efeito indireto da pandemia COVID-19 no uso de cuidados de saúde de prática geral e os diagnósticos subsequentes de condições de saúde física e mental comuns em uma população carente do Reino Unido.

Pesquisadores da University of Manchester, no Reino Unido, e colegas conduziram um estudo de coorte retrospectivo usando dados de cuidados primários para examinar o efeito indireto da pandemia COVID-19 nos diagnósticos de condições de saúde física e mental em uma população carente. Modelos foram usados ??para prever os números esperados de primeiros diagnósticos de condições comuns e primeiras prescrições entre 1º de março e 31 de maio de 2020, que foram comparados com os números observados durante o mesmo período.

Os pesquisadores encontraram 1.073 primeiros diagnósticos de problemas comuns de saúde mental relatados entre 1º de março e 31 de maio de 2020, em comparação com 2.147 casos esperados com base nos anos anteriores, representando uma redução de 50 por cento. Houve 456 menos diagnósticos de doenças do sistema circulatório e 135 menos diagnósticos de diabetes tipo 2 em comparação com os números esperados (43,3 e 49,0 por cento de redução, respectivamente). No mesmo período, o número de primeiras prescrições de medicamentos associados também foi menor do que o esperado. Durante este período de tempo, a lacuna entre os diagnósticos de câncer observados e esperados não foi estatisticamente significativa.

Este estudo mostra que a pandemia de COVID-19 resultou em um grande número de diagnósticos potencialmente perdidos ou retardados de condições de saúde, que apresentam alto risco se não forem prontamente diagnosticados e tratados com eficácia.

Fonte: The Lancet Public Health. DOI: 10.1016/S2468-2667(20)30201-2.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários