Notícias de saúde

Tocilizumabe reduz o risco de morte em pacientes com COVID-19 grave

17 de novembro de 2020 (Bibliomed). O tratamento com tocilizumabe, medicamento para artrite reumatoide, reduz o risco de morte entre pacientes hospitalizados com COVID-19 grave em cerca de 30%, descobriu um estudo do Brigham and Women's Hospital, nos Estados Unidos.

Tocilizumabe é uma droga imunossupressora projetada para reduzir a inflamação, atua suprimindo a interleucina 6, um tipo de proteína envolvida no processo inflamatório em uma série de doenças, incluindo COVID-19.

Entre 433 pacientes infectados com o novo coronavírus que receberam o medicamento, um anticorpo monoclonal, enquanto na unidade de terapia intensiva, 29% morreram com a doença, e dos aproximadamente 3.500 pacientes no estudo que não receberam tocilizumabe, 41% morreram.

Para o estudo, os pesquisadores revisaram dados de 3.924 pacientes internados em UTIs de 68 hospitais nos Estados Unidos por causa de doenças graves causadas pelo novo coronavírus. Dos pacientes incluídos no estudo, 47% tinham níveis de oxigênio no sangue abaixo do normal no momento da admissão na UTI e 38% necessitavam de suporte ventilatório mecânico para respirar. Pouco mais de 39% dos pacientes no estudo morreram. No entanto, os pacientes tratados com tocilizumabe apresentaram um risco 30% menor de morte por COVID-19 do que aqueles que não receberam o medicamento.

Embora o tocilizumabe e os esteroides tenham propriedades antiinflamatórias, a droga para a artrite reumatoide oferece uma terapia mais direcionada, que pode ser a razão pela qual é eficaz no COVID-19. Segundo os pesquisadores, o efeito benéfico do tocilizumabe na sobrevida foi consistente em todas as categorias de idade, sexo e gravidade da doença, e também foi observado em pacientes que receberam ou não corticosteroides.

Fonte: JAMA Internal Medicine. DOI: 10.1001/jamainternmed.2020.6252.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários