Notícias de saúde

Novo teste COVID-19 'rápido e barato' é anunciado na Suécia

16 de outubro de 2020 (Bibliomed). Pesquisadores suecos dizem que desenvolveram um teste COVID-19 "rápido, barato, porém preciso", bom para situações em que a repetição frequente é necessária e os recursos são limitados, de acordo com pesquisa do Departamento de Bioquímica Médica e Biofísica do Instituto Karolinska em Solna, na Suécia. Os dados mostraram que o novo teste tem até 99% de precisão na identificação correta de COVID-19 em amostras de nariz e garganta.

A maioria dos testes de diagnóstico usados ??para COVID-19 é baseada na detecção de RNA viral - ou ácido ribonucléico, o material genético do vírus - em amostras de pacientes, como swabs nasais e da garganta.

Para obter resultados mais precisos, as moléculas de RNA devem ser extraídas e purificadas das amostras coletadas, e esta etapa cria um "grande gargalo" para os laboratórios de teste porque requer equipamentos e produtos químicos caros.

A abordagem desenvolvida pelos pesquisadores suecos contorna o processo de extração de RNA. Uma vez que a amostra do paciente tenha sido inativada por aquecimento, deixando qualquer partícula infecciosa, ela pode passar direto para a reação diagnóstica que detecta a presença do vírus.

Uma nova formulação da solução usada para coletar e transportar o material de amostra retirado dos pacientes também ajuda a agilizar o processo. Os pesquisadores explicam que, ao substituir o tampão de coleta por formulações simples e baratas, pode-se permitir a detecção viral com alta sensibilidade diretamente da amostra clínica original, sem quaisquer etapas intermediárias.

Para os pesquisadores, tornar os testes mais simples sem comprometer a precisão significa que "mais e mais rápidos testes podem ser realizados", o que ajudaria a reduzir a taxa de transmissão do vírus e permitir o tratamento precoce das pessoas infectadas.

Fonte: Nature Communications. DOI: 10.1038/s41467-020-18611-5.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários