Notícias de saúde

Estudo investiga óxido nítrico no tratamento com COVID-19

16 de abril de 2020 (Bibliomed). Médicos da Universidade do Alabama em Birmingham, nos Estados Unidos, estão matriculando pessoas em um ensaio clínico internacional para descobrir se o óxido nítrico inalado pode beneficiar pacientes com COVID-19 que danificaram gravemente os pulmões. Nos seres humanos, o óxido nítrico é gerado dentro dos vasos sanguíneos e regula a pressão sanguínea, além de impedir a formação de coágulos e também destruir potenciais toxinas.

No momento, não há tratamentos aprovados para a doença causada pelo novo coronavírus. Uma forma grave de insuficiência pulmonar chamada síndrome do desconforto respiratório agudo é a principal causa de morte no COVID-19.

Quando os pulmões estão falhando, o ar é recebido por algumas partes, mas não por outras. O óxido nítrico é um gás que melhora o fluxo sanguíneo em áreas dos pulmões que estão recebendo ar, aumentando a quantidade de oxigênio na corrente sanguínea. O óxido nítrico também reduz a carga de trabalho do lado direito do coração, que está sob estresse extremo durante a insuficiência pulmonar.

Além de ser usado no tratamento de pulmões que não funcionam corretamente, descobriu-se que o óxido nítrico possui propriedades antivirais contra os coronavírus. Isso foi demonstrado durante o surto de SARS de 2002-2003, causado por um coronavírus semelhante ao causador do COVID-19.

Qualquer paciente COVID-19 na unidade de terapia intensiva dos hospitais da Universidade do Alabama em Birmingham que esteja usando um respirador mecânico pode se qualificar para o estudo, que, de acordo com os pesquisadores, permitirá que os pacientes com COVID-19 mais graves tenham acesso a uma terapia que possa ter benefícios antivirais, além de melhorar o status dos pulmões.

Fonte: University of Alabama at Birmingham. News realese. April, 2020.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários