Notícias de saúde

Crianças mais altas têm um maior risco de obesidade no futuro

10 de agosto de 2020 (Bibliomed). Vários estudos transversais mostraram que a altura na infância está correlacionada com o IMC e com a gordura corporal, e dois estudos longitudinais relataram que a altura na infância está associada ao IMC adulto. Um novo estudo explorou essa associação longitudinal em um banco de dados eletrônico de saúde de 2,8 milhões de crianças.

Na pesquisa do U.S. Centers for Disease Control and Prevention em Atlanta (CDC) as crianças foram examinadas inicialmente entre 2 e 13,9 anos e, em média, foram reexaminadas quatro anos depois.

Como esperado, houve uma correlação transversal entre o escore z de altura para idade e o IMC que aumentaram de r=-0,06 (idade de dois anos) para r=0,37 (idade de nove a dez anos). Além disso, a estatura para idade na primeira visita estava relacionada ao IMC e à obesidade subsequentes, com a prevalência de obesidade subsequente aumentando cerca de quatro vezes em seis categorias de estatura para idade na primeira visita. Cerca de 40% dessa associação longitudinal era independente do IMC inicial, mas sua magnitude diminuiu com a idade inicial. Por exemplo, a altura inicial para crianças com 12 anos de idade ou mais foi apenas fracamente associada ao IMC subsequente.

Assim, neste estudo, publicado na revista Obesity, pode-se concluir que os profissionais de saúde devem reconhecer que uma maior altura para a idade infantil antes dos 12 anos de idade pode ser um marcador para o aumento do risco de obesidade subsequente.

Fonte: Obesity. DOI: 10.1002/oby.22901.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários