Notícias de saúde

Estados Unidos retiram proibição de viagens para Portugal

07 de agosto de 2020 (Bibliomed). Após o início da flexibilização das fronteiras, os Estados Unidos retiraram Portugal da lista de países para os quais é proibido viajar devido à pandemia da COVID-19. Contudo, segundo o New York Times, apesar de retirada da restrição, Portugal continua sendo um destino turístico não recomendável pelo governo norte-americano.

Dentre os quatro níveis de risco estabelecidos pelo Departamento de Estado norte-americano, sendo o nível 4 o mais elevado, Portugal está classificado como nível 3. De acordo com o Centers of Disease Control and Prevention dos Estados Unidos, as medidas adotadas por Portugal para conter o COVID-19 contribuíram para redução no nível de alerta.

A avaliação do nível de risco da pandemia nos Estados Unidos é feita em quatro níveis: sendo que o primeiro é o menos grave e o quarto, aquele que contribui um risco maior de transmissão da doença viral, onde Portugal se encontrava até quinta-feira.

De acordo com o Departamento de Estado norte-americano os cidadãos que pretendam viajar para países que se enquadrem no nível 1 apenas devem prevenir-se como fazem normalmente, sem qualquer medida adicional. No caso do nível 2, recomenda-se que tenham adotem medidas mais restritivas. Os EUA não recomendam que seus cidadãos viagem para países classificados em nível 3, e para os países de nível 4, é estabelecida uma proibição de viagens.

Países europeus como Reino Unido, Espanha e França estão classificados como nível 3, juntamente com Portugal. Já o Brasil, assim como México, Argentina e China, estão classificados como nível 4, e, portanto, estão proibidos para os norte-americanos.

Fonte: Executive Digest. 07 de agosto de 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários