Notícias de saúde

Abuso de álcool aumenta risco de morte após hospitalização por arritmia

06 de agosto de 2020 (Bibliomed). Adultos mais jovens que abusam de álcool têm uma probabilidade quase 75% maior de morrer após serem hospitalizados por um batimento cardíaco irregular do que aqueles que bebem moderadamente ou não consomem álcool. É o que mostra estudo apresentado na American Heart Association's virtual Basic Cardiovascular Sciences 2020 Scientific Sessions, realizada virtualmente entre os dias 27 e 30 de julho de 2020.

Para o estudo, os pesquisadores revisaram mortes entre quase 115.000 pessoas de 15 a 54 anos que foram hospitalizadas por arritmia entre 2010 e 2014. Os participantes foram incluídos na Amostra de Internação Nacional, um grande banco de dados que contém informações sobre mais de 7 milhões de internações anualmente.

Aqueles hospitalizados com batimentos cardíacos irregulares, ou arritmia, que também tinham artérias obstruídas, diabetes ou tinham entre 45 e 54 anos de idade, também apresentavam risco aumentado de morte.

Em pessoas com arritmia, o coração bate muito devagar, com muita rapidez ou irregularidade. A condição pode ser um sinal de problemas cardíacos subjacentes que interrompem o fluxo de impulsos elétricos através do órgão. A fibrilação atrial, é a arritmia mais comum e afeta até 6 milhões de pessoas só nos Estados Unidos, estima a American Heart Association. O uso excessivo de álcool é conhecido por causar o desenvolvimento de uma arritmia.

Quase um em cada dez dos pacientes incluídos na análise também foi diagnosticado com abuso de álcool, que os pesquisadores definiram como beber que causa problemas em casa, trabalho ou escola, independentemente de a pessoa ser ou não considerada fisicamente dependente de álcool.

Quando aqueles com menos de 54 anos foram hospitalizados com batimentos cardíacos irregulares, os que abusaram de álcool tiveram 72% mais chances de morrer antes de receber alta do hospital. No entanto, o estudo não prova uma relação de causa e efeito entre abuso de álcool e morte por batimentos cardíacos irregulares. Por isso, os pesquisadores ressaltam que são necessários estudos adicionais para determinar o impacto do uso social de álcool no risco.

Fonte: Heart Association's virtual Basic Cardiovascular Sciences 2020 Scientific Sessions. De 27 a 30 de julho de 2020. Estados Unidos.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários