Notícias de saúde

Exposição neonatal ao iodo pode afetar a função da tireoide infantil

23 de julho de 2020 (Bibliomed). A exposição ao iodo na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) pode aumentar o risco de o bebê perder a função da tireoide, sugere um novo estudo.

As soluções de iodo são frequentemente usadas como desinfetantes na pele antes de procedimentos cirúrgicos ou outros procedimentos médicos. O iodo também é administrado internamente para procedimentos de imagem utilizados em bebês.

Os investigadores encontraram níveis mais elevados de iodo no sangue em bebês com hipotireoidismo congênito (perda parcial ou total da função da tireoide) que permaneceram na UTIN. Todos esses bebês tiveram função tireoidiana normal quando foram à UTIN.

Para o estudo, os pesquisadores compararam os níveis de iodo de mais de 900 crianças com hipotireoidismo congênito a mais de 900 crianças que não tinham a doença. Entre as crianças, 183 foram atendidas na UTIN. Destes, 114 tinham hipotireoidismo congênito e 69 não. Os autores descobriram que crianças com hipotireoidismo congênito eram mais propensas a estar em uma UTIN do que aquelas sem a doença.

Quando analisaram apenas crianças que estavam na UTIN, os pesquisadores descobriram que aqueles com hipotireoidismo congênito tinham níveis mais elevados de iodo do que aqueles sem a doença.

Níveis mais altos de iodo em bebês com hipotireoidismo congênito e uma permanência na UTIN podem estar ligados à exposição ao iodo durante o tratamento, embora apenas tenha sido observada uma associação e a pesquisa não incluísse informações sobre os procedimentos médicos exatos dos bebês.

Os pesquisadores alertam a equipe da UTIN para não usar desinfetantes que contenham iodo e para evitar expor os bebês a essa substância, a menos que seja necessário, uma vez que os bebês prematuros absorvem o iodo mais rapidamente através da pele do que os mais velhos.

Para bebês com hipotireoidismo congênito, o tratamento com hormônio tireoidiano deve começar dentro de quatro semanas após o nascimento ou pode ocorrer uma incapacidade intelectual permanente.

Fonte: Journal of Nutrition. DOI: 10.1093/jn/nxaa178.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários