Notícias de saúde

Interferon beta inalado pode ajudar no tratamento de COVID-19, diz fabricante

23 de julho de 2020 (Bibliomed). O interferon beta, originalmente desenvolvido para tratar a asma e os distúrbios obstrutivos pulmonares crônicos, reduz o risco de doenças graves e a necessidade de suporte ventilatório em pacientes hospitalizados com COVID-19, de acordo com resultados preliminares de um ensaio clínico de Fase 1 divulgado na segunda-feira (20/07).

Os resultados do estudo, que não foram publicados em uma revista médica ou científica e não foram submetidos ao processo de revisão por pares, que é usado para confirmar a precisão e a validade dos ensaios clínicos, foram relatados pelo fabricante do medicamento, a Synairgen, da Grã-Bretanha, como parte de uma atualização emitida aos acionistas da empresa.

Até segunda-feira, apenas resultados preliminares foram disponibilizados ao público, informou a empresa, que ressaltou, em comunicado, que “os resultados confirmam nossa crença de que o interferon beta tem um enorme potencial como droga inalada para restaurar a resposta imune do pulmão, aumentando a proteção, acelerando a recuperação e combatendo o impacto do novo coronavírus".

Outras formas de interferon beta, uma proteína natural envolvida na resposta imune, têm sido usadas para tratar a esclerose múltipla há anos - e administradas por injeção. No entanto, a versão da empresa do medicamento, chamada SNG001, é entregue diretamente aos pulmões com um nebulizador, um dispositivo comumente usado por pessoas com asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

Seu uso é baseado na teoria de que a deficiência de interferon beta nos pulmões explica por que algumas pessoas são mais propensas a doenças pulmonares graves durante infecções virais respiratórias do que outras, disse a empresa. Nos resultados dos testes divulgados na segunda-feira, 101 pacientes com COVID-19 em nove hospitais especializados na Grã-Bretanha receberam SNG001 ou placebo entre 30 de março e 27 de maio, de acordo com a empresa.

Os pacientes que receberam SNG001 tiveram 79% menos chances de desenvolver doenças graves e mais do dobro da probabilidade de recuperação - definida como nenhuma evidência clínica ou virológica de infecção - do que os pacientes que receberam o placebo.

Em pacientes com doenças mais graves que precisavam de oxigênio suplementar, o tratamento com SNG001 aumentou a probabilidade de alta hospitalar em cerca de 70%. Os que tomaram o medicamento receberam alta após uma média de aproximadamente seis dias, comparados aos nove dias dos pacientes que receberam placebo. Além disso, o SNG001 reduziu significativamente a falta de ar grave, um dos principais sintomas do COVID-19 entre pacientes hospitalizados. Nenhum dos pacientes do medicamento morreu, disseram os pesquisadores.

Fonte: Synairgen. Press release. July 20, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários