Notícias de saúde

Novo surto de Ebola no Congo faz OMS pedir ajuda

22 de julho de 2020 (Bibliomed). Enquanto o mundo enfrenta uma pandemia crescente de coronavírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu apoio internacional na luta contra um crescente surto de Ebola na República Democrática do Congo.

O último surto, o 11º do Congo, foi declarado em 1º de junho de 2020, depois que um conjunto de casos foi detectado na área de Mbandaka, na província de Equateur. Desde então, o surto se espalhou para seis zonas de saúde, com 56 casos registrados, sendo 53 confirmados e três prováveis. A cidade de Mbandaka e seus arredores também foram o local do 9º surto de Ebola no país, que durou de maio a julho de 2018 e nos quais 54 casos foram confirmados.

A OMS mobilizou cerca de US$1,75 milhão para combater o surto no Equateur, mas afirma que esse valor se esgotará em algumas semanas. De acordo com a OMS, é necessário apoio adicional para aumentar rapidamente os esforços da organização, das autoridades de saúde e parceiros do Congo para garantir que todas as comunidades afetadas recebam serviços importantes, incluindo educação em saúde e envolvimento da comunidade, vacinação, testes, rastreamento e tratamento de contatos.

A OMS disse que sua resposta atual está se baseando nas lições aprendidas em surtos anteriores de Ebola que enfatizam a importância de trabalhar com as comunidades locais. Mais de 12.000 pessoas foram vacinadas nas últimas seis semanas, acrescentando que 90% dos vacinadores no surto em andamento são de comunidades locais.

Fonte: World Health Organization. July 16, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários