Notícias de saúde

Sinais de diabetes tipo 2 podem começar a aparecer na infância

30 de junho de 2020 (Bibliomed). Pessoas em risco de desenvolver diabetes tipo 2 quando adultos podem começar a mostrar sinais da doença aos 8 anos de idade, segundo um estudo da Universidade de Bristol, na Inglaterra. De acordo com os pesquisadores, nessa idade sinais comuns de diabetes tipo 2, como níveis reduzidos de colesterol HDL e níveis elevados de colesterol LDL, começam a aparecer. Aos 16 anos, outros sinais de alerta, como aumento da inflamação e níveis de aminoácidos no sangue, também são aparentes.

Os pesquisadores explicam que o diabetes tipo 2 é mais comum em pessoas mais velhas, mas há sinais de suscetibilidade a doenças muito cedo, até cerca de 50 anos antes de ser diagnosticado. Para eles, saber como são esses primeiros sinais aumenta a janela de oportunidade para intervir muito mais cedo e interromper o diabetes antes que se torne prejudicial.

O estudo envolveu mais de 4.000 jovens matriculados no projeto Children of the 90s - um estudo de saúde estabelecido na Universidade de Bristol. Os participantes geralmente não têinham diabetes tipo 2 e outras doenças crônicas, a fim de ver como a suscetibilidade à diabetes adulta se torna visível.

Os pesquisadores mediram as pontuações de risco genético para o desenvolvimento de diabetes tipo 2 em adultos, em comparação às medições do metabolismo de amostras de sangue coletadas de participantes do estudo nas idades de 8, 16, 18 e 25. Depois, eles combinaram informações genéticas com uma abordagem chamada "metabolômica", que envolve a medição de muitas moléculas pequenas em uma amostra de sangue para tentar identificar padrões específicos dos estágios iniciais do desenvolvimento do diabetes tipo 2.

As mudanças no início da vida nos níveis de colesterol, bem como as outras alterações metabólicas observadas nos adolescentes, aumentaram à medida que os participantes do estudo envelheciam. Dito isto, os resultados indicam "suscetibilidade" ao diabetes tipo 2, ao invés de sugerir que as crianças "já têm diabetes em adultos".

Os pesquisadores explicam que essas descobertas ajudam a revelar a biologia de como o diabetes se desenvolve, o que é importante porque sabe-se que os efeitos nocivos da glicose no sangue, como as doenças cardíacas, não são exclusivos das pessoas com diabetes diagnosticada, mas se estendem em menor grau a grande parte da população.

Fonte: Diabetes Care. DOI: 10.2337/dc19-2348.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários