Notícias de saúde

Obesidade também afeta pessoas com diabetes tipo 1

24 de março de 2023 (Bibliomed). O diabetes tipo 1 há muito é considerado uma doença de pessoas magras, mas um novo estudo desafia essa noção. Cerca de 62% dos adultos com diabetes tipo 1 estavam acima do peso ou obesos, descobriram os pesquisadores. Isso em comparação com 64% das pessoas sem diabetes e 86% das pessoas com diabetes tipo 2.

Para o estudo, os pesquisadores usaram dados de mais de 128.000 pessoas da Pesquisa Nacional de Saúde dos EUA. Os pesquisadores descobriram que 34% dos adultos com diabetes tipo 1 estavam acima do peso. Cerca de 28% tinham obesidade.

Apesar desses números elevados, apenas um pouco mais da metade dos adultos com diabetes tipo 1 com sobrepeso ou obesidade receberam recomendações de estilo de vida dos profissionais de saúde, como aumentar a atividade física ou cortar calorias, mostraram os resultados.

Os autores disseram que isso é provável porque a insulina necessária para tratar o diabetes tipo 1 acarreta o risco de níveis perigosamente baixos de açúcar no sangue (hipoglicemia) se combinada com exercícios intensos ou ingestão calórica severamente reduzida.

O diabetes tipo 1 é uma condição autoimune que geralmente se desenvolve na infância, embora também possa ocorrer em adultos. O diabetes tipo 2 é comum em adultos mais velhos e pessoas com sobrepeso. No Tipo 1, o sistema imunológico de uma pessoa ataca e destrói por engano as células pancreáticas que produzem insulina. Este é o hormônio essencial que direciona as células para absorver a glicose do sangue.

Fonte: Annals of Internal Medicine. DOI: 10.7326/M22-3078.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários