Notícias de saúde

Exercício pode prevenir até 3,9 milhões de mortes por ano

29 de junho de 2020 (Bibliomed). Estudo da Universidade de Edimburgo e da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, mostrou que a atividade física pode evitar quase quatro milhões de mortes prematuras por ano em todo o mundo. Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de 168 países sobre a porcentagem de pessoas que estavam realizando os níveis recomendados de exercício. A Organização Mundial da Saúde recomenda pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada, 75 minutos de atividade vigorosa ou uma combinação equivalente a cada semana.

Ao combinar os dados do exercício com as estimativas do risco de morte precoce entre pessoas ativas e inativas, os pesquisadores estimaram quantas mortes prematuras foram evitadas pela atividade física. A conclusão: a atividade física reduziu as mortes prematuras em 15%, ou cerca de 3,9 milhões de vidas salvas por ano.

Para os pesquisadores, muita atenção está focada nos riscos de inatividade para a saúde, mas os benefícios do exercício precisam ser destacados. Segundo eles, ao focar no número de vidas salvas, pode-se contar uma boa notícia do que já está sendo alcançado, incentivando as pessoas a aumentarem sua taxa de atividade diária.

Ser ativo durante os bloqueios por coronavírus pode ser um desafio, por isso os pesquisadores oferecem as seguintes sugestões: fazer um ciclo diário de caminhada ou qualquer atividade que possa ser feita enquanto mantém o distanciamento social, como ioga, musculação ou aeróbico, que podem ser realizados através de aulas on-line.

Fonte: The Lancet Global Health. DOI: 10.1016/S2214-109X(20)30211-4.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários