Notícias de saúde

Parto domiciliar tem maiores chances de complicações que partos hospitalares

23 de fevereiro de 2016 (Bibliomed). O parto planejado fora do hospital está associado com uma maior mortalidade perinatal e com maior chance de alguns resultados neonatais adversos em comparação com o nascimento planejado dentro de um hospital, de acordo com um estudo publicado em 31 de dezembro  de 2015 na revista The New England Journal of Medicine.

Pesquisadores da Oregon Health and Science University, em Portland, e seus colegas usaram dados de certidões de nascimento do estado de Oregon ​​em um estudo de coorte retrospectivo de base populacional de todos os nascimentos que ocorreram naquele estado em 2012 e 2013. A morbimortalidade perinatal, morbidade materna e procedimentos obstétricos foram avaliados de acordo com o tipo de nascimento planejado.

Os pesquisadores observaram uma maior taxa de morte perinatal para nascimentos planejados fora do hospital em relação ao parto no hospital (3,9 versus 1,8 mortes por 1.000 partos). Nascimentos planejados fora do hospital foram associados com maiores chances de convulsão neonatal e menor chance de internação em unidade de terapia intensiva neonatal em comparação com o nascimento hospitalar planejado. Houve uma forte correlação para nascimento planejado fora do hospital com um parto vaginal não-assitido (P <0,001) e com chances reduzidas para procedimentos obstétricos.

Fonte: N Engl J Med 2015; 373:2642-2653

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários