Notícias de saúde

Consumo de água durante prática de esportes deve condizer com o tipo de atividade física

14 de agosto de 2015 (Bibliomed). Atletas devem beber água apenas quando sedentos para prevenir a hiponatremia (baixa de sódio) associada ao exercício ou "intoxicação pela água". As novas diretrizes foram desenvolvidas no International Exercise-Associated Hyponatremia Consensus Development Conference em Carlsbad, Califórnia, e publicado na edição de julho de 2015 do Clinical Journal of Sport Medicine.

O desenvolvimento das novas orientações foi motivada pelas mortes recentes de dois jogadores de futebol do ensino médio por  hiponatremia associada ao exercício, disseram os pesquisadores.

O lançamento destas recomendações é particularmente oportuno, pouco antes do início do ciclo anual de treinamento de esportes e maratona nos Estados Unidos - onde a maioria das mortes por hiponatremia associada ao exercício ocorreu.  Segundo os autores, o principal objetivo destas recomendações é reeducar o público sobre os perigos de beber além da sensação de sede durante o exercício.

Atletas e treinadores também deve estar cientes dos riscos associados com as práticas de hidratação "forçada". Cada morte pela hiponatremia associada ao exercício é trágica e evitável, se as pessoas puderem apenas “ouvir” os seus corpos e deixarem de seguir o conselho que “se um pouco é bom, mais deve ser melhor”.

O consenso também aconselha os médicos que o tratamento da hiponatremia associada ao exercício deve ser feito com base na gravidade dos sintomas dos pacientes – e não apenas nos seus níveis de sódio.

Fonte:  Clinical Journal of Sport Medicine. July 2015 - Volume 25 - Issue 4 - p 303–320.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários