Notícias de saúde

Excesso de peso aumenta o risco de dor nas articulações

10 de junho de 2020 (Bibliomed). Estudo da Boston University School of Medicine, nos Estados Unidos, mostrou que o excesso de peso e a obesidade aumentam a probabilidade de desenvolvimento de distúrbios músculo-esqueléticos.

Os pesquisadores analisaram dados de quase 2 milhões de veteranos dos EUA com distúrbios osteomusculares, como artrite não traumática das articulações, dor lombar, nas costas ou no pescoço.

No geral, 58% disseram ter dor. Quase oito em cada dez pacientes estavam com sobrepeso ou obesidade. Quanto maior o índice de massa corporal (IMC) do paciente, maior a probabilidade de ele reportar dor. O IMC é uma estimativa da gordura corporal com base no peso e na altura.

Comparados aos de peso normal, aqueles com obesidade moderada (IMC de 35 a 39) tiveram 9% mais chances de relatar dor. E aqueles com obesidade severa (IMC de 40 ou mais) eram 23% mais probabilidade.

A conexão entre excesso de peso e aumento do risco de dor foi mais forte em pacientes com artrite, com 40% dos pacientes com excesso de peso e 55% dos pacientes com obesidade grave relatando dor. A associação entre peso e dor foi menos pronunciada em pacientes com dor lombar.

Embora o estudo mostre uma ligação entre peso e dor em pacientes com artrite, os pesquisadores ressaltam que são necessárias mais pesquisas para entender essa relação. O esforço nas articulações devido ao excesso de peso pode levar à dor da artrite, mas esse relacionamento também pode ser contrário. A dor causada pela artrite pode fazer com que os pacientes evitem a atividade física, o que pode resultar em um IMC maior.

Fonte: Pain Medicine. DOI: 10.1093/pm/pnaa043.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários