Notícias de saúde

Ioga pode melhorar a saúde mental durante quarentena

05 de junho de 2020 (Bibliomed). Muitas pessoas que estão em distanciamento social se voltaram para a ioga online como uma maneira de gerenciar o estresse. E uma nova revisão sugere que essa prática tem sido positiva em muitos casos.

A revisão, realizada na Universidade da Austrália do Sul, na Austrália, cobriu 19 ensaios clínicos de seis países. Todos testaram os efeitos da ioga entre pessoas diagnosticadas com problemas psiquiátricos, como depressão maior, transtorno de estresse pós-traumático, transtornos por uso de álcool e esquizofrenia.

As especificidades variaram, mas cada programa de ioga era pelo menos 50% de movimento físico. Os participantes foram aleatoriamente designados para adicionar ioga ao seu tratamento habitual, ir em uma lista de espera para ioga ou manter o tratamento padrão sozinho.

No geral, os pesquisadores descobriram que as pessoas que praticam ioga apresentaram uma redução maior nos sintomas de depressão do que aquelas nos grupos de comparação. Os autores ressaltam que efeito médio foi "moderado", não dramático, e os estudos foram de curto prazo, geralmente durando alguns meses. Portanto, não está claro quanto tempo duram os benefícios.

Contudo, como outras terapias, a ioga não é uma solução rápida, destacam os pesquisadores, sendo necessário que a pessoa se envolva na prática para obter resultados positivos, especialmente durante o distanciamento social gerado pela pandemia de COVID-19.

Fonte: British Journal of Sports Medicine. BMJ Journals - British Journal of Sports Medicine. DOI: 10.1136/bjsports-2019-101242.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários